Oi, tudo bem?
Hoje vou resenhar um livro que há muito tempo eu queria ler, Psicose de Robert Bloch, publicado pela DarkSide Books, foi o livro que originou o filme de Hitchcock. Em outubro tomei coragem e vi o filme, foi paixão a primeira vista. Desde então eu comecei a procurar o livro, achei ele semana passada, com muita sorte pois estava esgotado na editora.
O livro está a venda com o box ‘Cine Book Club – Filmes para Ler’, que acompanham mais dois livros, ‘Os Goonies’ e ‘A Noite dos Mortos Vivos’. Achei bem bonito e detalhado.
Cada livro vem acompanhado de um marca página inspirado na história.
Por que este livro instigou tanto o cineasta? O que ele viu de tão especial em Norman Bates? O que ele enxergou na atmosfera sombria do Bates Motel? É o que você vai descobrir ao ler esta nova tradução do livro fora de circulação por aqui há 50 anos.
Em Psicose somos aprestados a Norman Bates, um homem em torno de seus quarenta anos que mora com sua mãe e toma conta do Bates Motel, localizado a beira da antiga estrada principal daquela cidade. Uma pessoa perturbada pelo passado, esconde segredos e não cria muitas suspeitas nos moradores.
A vida dele muda quando, Mary, uma mulher bonita rouba quarenta mil dólares do escritório onde trabalha e segue viagem até Fairvale, para encontrar seu noivo Sam e quitar a dívida que o pai dele deixou. A principio, para ela parece uma ótima ideia, porém tudo muda quando resolve passar uma noite no motel, seu plano termina junto com aquele dia.
Lila, irmã de Mary segue em busca do paradeiro de sua irmã, chega em Fairvale, onde Sam vive e cuida de uma loja de ferragens, os dois, juntos com um detetive do ex patrão de Mary, saem em busca para desvendar o mistério. O que descobrem são peças que não se encaixam e um xerife local que não está afim de se incomodar.
Mesmo eu conhecendo o enredo, foi uma experiencia agradável rever a história, relembrar alguns detalhes, e claro, o final. Mesmo já conhecendo, é sempre uma surpresa, é incrível como é muito bem escrito o livro, os crimes se encaixam sem deixar pistas. Conhecer 0 enredo não tornou a experiencia menos atrativa, pelo contrário, nas partes em que se conhece o final, ficava mais interessante. Quem não viu o filme, vai pensar que tal pessoa seja a culpada, ou então, quem seja o carrasco da história, e quando chega o clímax, é uma sensação de descoberta inxeplicável que como um detalhe muda totalmente o ponto de vista do livro inteiro. O livro inteiro se baseia em algo, e quando chega o final, é esclarecedor. Mesmo depois do livro e do filme, eu acho o final incrível, muito bem elaborado.
É uma leitura fácil, são 237 páginas, é o tipo de livro que da vontade de continuar lendo e lendo. As divisões dos capítulos sempre começam com a frase que inicia o texto. Outra coisa que gostei foi muito, foi o fato de, todos os capítulos começam nas páginas da direita, nas fotos da pra entender melhor:
Assim como o filme, eu adorei o livro, há poucas diferenças, como por exemplo, o jeito que Mary foi assassinada, no filme ela é esfaqueada, no livro é de outro feito, mas tem faca também. E a aparência de Norman é diferente. Eu recomendo ver primeiro o filme, conhecer a história e depois ler o livro, onde a narração é mais detalhada, contando alguns pensamentos de Norman. Não consigo escolher qual é o melhor, livro ou filme, ambos são excelentes!
Me empolguei no tamanho do texto hehe.
Por hoje foi isso.
Até mais <3
Atualização: Duas semanas após a compra do box eu voltei na livraria, o vendedor me chamou e disse que um dia depois que comprei, fui um casal procurando pelo Psicose ( que foi o livro que me fez comprar o box), ele disse para o casal que o último box tinha sido comprado, então o casal perguntou se foi eu que tinha comprado, o vendedor disse que sim. Bom, até agora eu não faço ideia de quem é essa casal, peço por gentileza, se foi você, me avise!
Amei sua resenha!! E essa edição é tão linda *-* Apesar de já ter assistido ao filme, eu tenho muita curiosidade de ler o livro, que tenho certeza que deve ser com mais detalhes.
Um beijão <3
CurtirCurtido por 1 pessoa
Obrigada!! Eu também tinha, é muito bom! Beijos :)
CurtirCurtir