Gourmet?

De uns tempos para cá ficou comum a utilização de gourmet para designar pratos que sofreram algum tipo de sofisticação, como por exemplo, os brigadeiros, cachorros-quentes, churros, entre outras coisas. Bom, mas que o que é gourmet? No dicionário Michaelis ‘’gastrônomo, ou seja, pessoa que aprecia os bons pratos e procura os maiores prazeres.’’

Não é o que está acontecendo, algumas vezes o produto gourmet e o não gourmet são muito parecidos, seja na textura, sabor, no caso do gourmet é adicionado alguma decoração para parecer algo mais requintado, a maior diferença fica por conta do preço, onde um churros na praia custa entre quatro a seis reais enquanto um tido gourmet ultrapassa facilmente oito reais, ou o preço cobrado por brigadeiros, chocolates de qualidade são caros, mas não justifica cobrar em torno de sete reais por uma bolinha só. Ou então, o que dizer dos preços de cupcakes, em torno de dez reais uma unidade. Como profissional, acho muito importante a valorização de pratos nacionais, mas será necessário vender tais como gourmet? Concordo que devemos cobrar pela mão de obra, matéria de boa qualidade resultando assim em um produto de final de qualidade.

Esse termo vulgarizou-se, onde hoje em dia um prato um pouco diferente ou mais decorado é vendido como tal sem mesmo ter diferenças sensoriais do mesmo produto sem ser gourmet. É muito bom ver também que as pessoas tem cobrado por comidas mais elaboradas, com sabores diferentes,  porém ao mesmo tempo a indústria parece ter aproveitado esse aprimoramento para cobrar mais por produtos que as vezes não tem tanta qualidade.

O conceito de comida que seria para alma foi se perdendo e dando lugar as que agradam aos olhos e ganham likes nas redes sociais. Conforme  Antoine de Saint Exupéry diz  ”o essencial é invisível aos olhos”, essa frase encaixa em diversas situações, também na gastronomia, o visual de um prato é importante com certeza, porém mais importante ainda é o conforto que o alimento passa.

 

Anúncios

7 comentários sobre “Gourmet?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s